A Academia Brasileira de Letras homenageou seu fundador, Machado de Assis, através de um concurso realizado via twitter. Isso mesmo. Os imortais cederam aos encantos da modernidade, para tornar a Literatura acessível para todos. Nada mais justo do que usar o famoso blog americano, que já conta com milhões de seguidores só no Brasil.
Cada seguidor do @abletras poderia enviar um microconto de tema livre, cuja regra era escrever uma pequena história dentro dos limites de 140 caracteres do blog. O resultado foi um verdadeiro sucesso, pois milhares de participantes de todo o Brasil escreveram suas historietas. A campeã foi Bibiana Da Pieve com o microconto:
"Toda terça ia ao dentista e voltava ensolarada. Contaram ao marido sem a menor anestesia. Foi achada numa quarta, sumariamente anoitecida".
Mas como trabalhar com microcontos em sala de aula, contemplando a compreensão e interpretação textual sem tornar a aula cansativa? É isso que pretendo mostrar passo a passo neste artigo.
Primeiramente, questione os alunos quanto ao que eles sabem sobre o gênero narrativo. Comente a diferença básica entre romance e novela, que são mais longos, e um conto, que é muito mais curto.
A seguir comente que exite um sugênero, derivado do conto, que é um conto muitíssimo mais curto. Comente sobre o concurso da ABL. Se eles não sabem ou nunca usaram o twitter compare o sistema de escrita com o das mensagens de celular que devem ser curtas e objetivas devido ao limite de caracteres disponíveis.
Após explicar o que é um microconto, passe para os alunos um exemplo. Utilizando o microconto de Bibiana Da Pieve é possível realizar uma bela interpretação textual, lembrando aos alunos que assim como na poesia, num microconto as palavras geralmente possuem mais que um sentido, saindo portanto do sentido literal.
Compreensão e Interpretação Textual
-Realização de roteiro oral e/ou escrito do texto;
Conhecimento Linguístico
-Notar as possibilidades de sentido, conforme o texto, de "ensolarada", "anestesia" e "ensolarada".
Produção Textual
-A partir do microconto ou de outros microcontos, aumentar a história acrescentando elementos novos ou implícitos, mas cuidando para manter a coerência com o original.
-Após perceber as características de um microconto, cada aluno ou grupo poderá criar seu próprio microconto e socilizar com a turma, percebendo tais características do subgênero e percebendo o tema escolhido por cada um;
PROFESSOR, este blog está disponivel para postar as produções textuais suas e de seus alunos. Use o espaço de comentário logo abaixo ou envie-nos pelo email: adilsonlindo@yahoo.com.br
Estamos aguardando a sua perticipação
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